QUEM SOMOS
O Papa Vento é um boneco de pano. É ele quem dá o nome desta companhia de teatro de bonecos que, atrás de um pequeno palco, trabalha com amor e dedicação há 35 anos. Nossa missão é levar às crianças histórias da tradição oral, clássicas e de autoria própria para manter viva esta antiga arte de contar histórias, além de proporcionar muita diversão e educação de qualidade com carinho e profissionalismo.
A Papa Vento nasceu de uma tradição familiar iniciada em 1964 com o Fura Bolo, grupo pioneiro em teatro de bonecos para festas infantis no Rio de Janeiro. Dirigido por Eny Lacerda Ribeiro e pela premiada autora infantil e diretora de teatro de bonecos Maria Luiza Lacerda, o Fura Bolo ainda hoje é lembrado com carinho por todos os cariocas que tiveram o prazer de conhecer e participar de sua história.
Em 1987, a atriz e diretora Cristiana Lacerda cria o boneco Papa Vento. Em parceria com o produtor cultural Guilherme Sarraf, a Cia. Papa Vento tem seu início em 1988. Hoje, Cristiana segue a frente da empresa com suas duas filhas, dando continuidade a esta tradição familiar.
NOSSA EQUIPE
Nossa equipe é formada por profissionais de diversas áreas, treinados na arte do teatro de bonecos.
Cristiana Lacerda
Diretora geral da Papa Vento e manipuladora de bonecos. Diretora, atriz e empresária.
Júlia Sarraf
Sócia e gerente de projetos da Papa Vento. Manipuladora de bonecos. Artista e produtora cultural
Luíza Süssekind
Gerente administrativa e Manipuladora de bonecos. Arte educadora.
Marian Sarraf
Manipuladora de bonecos.
Camila Salgado
Manipuladora de bonecos. Publicitária.
Juliana Figueiredo
Manipuladora de bonecos. Arte educadora e contadora de histórias.
Rafael Romero Vasquez
Manipulador de bonecos. Ator.
Carolina Marques
Manipuladora de bonecos. Bióloga e atriz.
Leandro Romano - in memoriam
Leandro Romano se incorporou à Cia. Papa Vento em 2007 e exerceu diversas funções: atendimento de clientes, manutenção de material, treinamento de equipe, logística, criação de roteiros, desenvolveu este site e outras artes de divulgação, entre muitas outras. Mais do que exercer essas funções, Leandro trouxe sempre muita alegria para nossa equipe, sempre com uma piada, uma risada, não tinha dia ruim. Qualquer pepino ele resolvia! Ao Leandro, nossa gratidão, nossa saudade, nosso amor! Você estará sempre vivo nas nossas apresentações!
“O Papa Vento para mim é como um filho que, cada vez que se apresenta, toma vida, tem vontade própria. Às vezes surpreende com uma nova brincadeira, inventando uma dança ou uma cantiga carinhosa; vibrando com cada sorriso, se emociona com o envolvimento e a troca com as crianças, transmitindo sempre com simplicidade, o amor e o carinho com que foi criado.”
Cristiana Lacerda
Confira a entrevista com o Papa Vento no programa Encontro com Fátima Bernardes: https://globoplay.globo.com/v/5636672/